Os Benefícios da Dança para Crianças com Deficiência

A Dança acompanha o homem desde os tempos mais remotos – quando este imitava os animais para favorecer sua caça ou, até mesmo, invocava / agradecia as forças da natureza. Sendo a arte mais antiga que o homem experimentou, ela acompanha a evolução e transformação das civilizações.

Capaz de materializar os nossos sentimentos mais íntimos por meio dos movimentos, a dança permite que possamos nos expressar de maneira leve, completa e verdadeira. São infinitos os seus benefícios como a promoção de saúde, alívio do stress e tensão, desinibição, autoestima, fortalecimento muscular e muitos outros. Porém, a liberdade talvez seja a maior sensação a ser vivenciada.

Quando olhamos para as pessoas com deficiência, não existe nenhuma informação acima a ser desconsiderada ou modificada. A dança é resultado das experiências de toda nossa história, e isso inclui todos, sem exceção. A Dança adaptada e inclusiva busca atender a todos os corpos, onde é respeitada a individualidade de cada pessoa e, ao mesmo tempo, construímos um coletivo que pode se expressar através de seus corpos.

As crianças da OSDM vivenciam essa modalidade de maneira lúdica, abrangente e, acima de tudo, livre. Aqui, a dança é um instrumento de desenvolvimento, liberdade de expressão, aquisição e transformação de culturas, autoconhecimento e interação com o mundo!

Texto escrito por Bruno Araujo – Professor de Dança da OSDM – contato: b.antonio@osdm.org.br

 

 

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.