Os Benefícios da Capoeira para Crianças com Deficiência

A Capoeira é uma atividade física genuinamente brasileira, catalisadora de aspectos psicomotores fundamentais para o desenvolvimento integral do indivíduo, rica em movimentos, musicalidade e dimensões artísticas.

Na Obra Social Dona Meca, esta atividade esportiva tem a função de ser um instrumento de transformação para as crianças e adolescentes, desenvolvendo o protagonismo necessário para adquirirem autonomia e uma maior qualidade de vida.

Emoção e alegria marcaram o início dos atendimentos no setor de Capoeira. Nossos pequenos tiveram os seus primeiros contatos com os movimentos e as sonoridades do esporte. Alguns pareciam já terem vivenciado parte desse “universo”. É como se os instrumentos fossem “peças” conhecidas deles. Outros divertem-se e os têm como: mais um brinquedo, despertando sorrisos e alegria a cada batucada.

Com as atividades desenvolvidas no setor de Capoeira, promovemos a inclusão social das crianças e adolescentes com deficiência, em contexto multidisciplinar, através dos movimentos, ritmos e cadências, com foco no desenvolvimento integral, ou seja, um desenvolvimento motor, cognitivo, social e cultural.

Texto escrito por: Alexandre David – Professor de Capoeira da Obra Social Dona Meca – a.davi@osdm.org.br

 

 

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.