Fisioterapia Respiratória na Casa Lar Dona Meca

A Fisioterapia Respiratória é de fundamental importância. Na Obra Social Dona Meca, presta assistência – tanto em crianças típicas, como em atípicas, dos nossos abrigos: Casa Lar Dona Meca e Casa Lar Balthazar. Quando “adoece”, a respiração pode ser “cuidada” com medicamentos e tratamento fisioterapêutico – que vão atuar diretamente nos distúrbios respiratórios.

Os principais objetivos da Fisioterapia Respiratória são: incentivar a ventilação pulmonar, promover a remoção de secreções pulmonares (inclusive, das vias aéreas superiores), por meio da reorganização do sinergismo muscular respiratório (que se perde, na presença de disfunção respiratória e ou alteração sensório motora, comum em crianças com paralisia cerebral).

A Fisioterapeuta – Fernanda Santana – trabalha diariamente com o método RTA (Reequilíbrio Tóraco Abdominal) e em parceria com a Equipe de Saúde (Fisioterapia Motora, Fonoaudiologia, Pediatria e Enfermagem). Além dos atendimentos, são feitas orientações quanto ao posicionamento na cadeira de rodas, “bebê conforto” e leitos, bem como os procedimentos que devem ser realizados para cada criança – de acordo com suas necessidades, relacionadas à respiração vista de forma global.

A continuidade nas orientações e nos atendimentos diários, seja de forma preventiva ou na disfunção respiratória, favoreceu o alcance do atual cenário positivo: manutenção do quadro respiratório (mais estável), diminuição nas infecções e internações (que eram mais frequentes) e, consequentemente, a melhora na qualidade de vida das nossas crianças!

Texto escrito por Fernanda Santana- Fisioterapeuta Respiratória da Obra Social Dona Meca – contato: f.santana@osdm.org.br

 

 

 

 

 

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.