Funcionária do SESC participando da caravana da empatia. Ela está participando da estação calçada sensorial.

MAIS EMPATIA, POR FAVOR

Há algum tempo, a Obra Social Dona Meca vem desenvolvendo um trabalho que visa falar sobre a Pessoa com Deficiência além das paredes da Instituição. A ideia é desenvolver atividades experimentais, onde uma pessoa sem deficiência possa compreender um pouco do dia-a-dia da PcD e “praticar” sua empatia com a causa.

Desde o começo desta ação, a OSDM desenvolveu a mesma em escolas, universidades, museus e empresas. Além disso, visando estar em mais lugares, traçou parceria com uma empresa voltada à educação em prol da diversidade: Blend Edu – somando conhecimentos e tecnologias, buscando oferecer uma atividade mais ampla. Desta forma, o Projeto Empatia vem crescendo, levando vivências sensibilizadoras, incentivando debates e, em paralelo, arrecadando fundos para a manutenção de nossos atendimentos.

No dia 2 de Outubro, chegamos a um ponto determinante ao nosso Projeto Empatia, em uma ação para o SESC DN (gerência nacional): desenvolvemos cerca de 10 experiências à Equipe do SESC (calçada sensorial, óculos de realidade virtual, espaço sensorial para mãos e pés, colete musical, decodificação de um banner em libras, experiências olfativas / degustativas às escuras e piso tátil), subdivididas em 4 Grupos (Deficiências Auditiva, Física, Intelectual e Visual). Este foi um verdadeiro desafio para todos nós. Criamos novas atividades e pensamos em formas de trazer mais realidade às já existentes. Além disso, recebemos pessoas com as mais distintas deficiências, para que estas possam ir além!

 

Funcionária do SESC participando da caravana da empatia. Ela está participando da estação de degustação às escurass

Funcionária do SESC participando da caravana da empatia. Ela está participando da estação calçada sensorial.

 

A prática foi um sucesso: durante todo o dia, recebemos mais de 100 Colaboradores e os relatos recebidos foram os mais positivos – demonstrando a importância e o impacto de realizações como esta. Tamiris Morais (Setor de Planejamento), por exemplo, relatou “a importância de atividades como esta para a compreensão da importância da diversidade em nossa vida e elogiou bastante o nosso espaço sensorial”. Já Valéria Silva (GT de Diversidade e Inclusão) reforçou “a felicidade do GT em desenvolver esta ação, em parceria com a OSDM/Blend Edu”. E falou também sobre “como as dinâmicas já haviam gerado conversas, retorno positivo sobre a forma de perceber as pessoas com deficiência e parabenizou a equipe pela seriedade, atenção e o carinho desempenhado”. Estes feedbacks nos demonstram que estamos no caminho certo ao promover movimentos que incentivem o debate sobre diversidade e inclusão. Gostaríamos de agradecer ao SESC DN pelo convite e participação, à Blend Edu pela parceria e a toda nossa equipe por imensuráveis carinho e dedicação.

E você… gostou da ação e também quer levá-la para sua empresa ou escola ? preencha o formulário do projeto empatia https://osdm.org.br/empatia/

Texto escrito por Anderson Gama – Membro do setor de sustentabilidade da Obra Social Dona Meca – contato: a.gama@osdm.org.br

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.