Palestra-Doenças-Transmissiveis

MÊS DE ORIENTAÇÃO DO SESO | Tema: Doenças Transmissíveis

Orientação sobre doenças transmissíveis no Mês de orientação da Seso.

Em Abril ocorreu a Semana de Orientação do Serviço Social. Buscando atender demandas dos responsáveis da Instituição, nossa Assistente Social (Luana Dias) trouxe especialistas que sanaram dúvidas dos responsáveis e contribuíram para uma melhora na qualidade de vida das famílias da OSDM. O tema é cercado de tabus e desinformação, por isso, iniciativas como essa são sempre bem vindas na prevenção de doenças. O índices de vacinação estão diminuindo drasticamente. O compartilhamento de informações falsas nas redes sociais e crise econômica são apenas alguns fatores dessa realidade. Em infelizmente, doenças erradicadas começam a reaparecer e se propagarem. E, tão importante quanto prevenir, é capacitar os profissionais de saúde na identificação rápida de doenças infeciosas.

Dentre as profissionais de saúde convidadas para palestrar no evento, contamos com a dra. Bianca Silva (médica responsável pelas rotinas em nossos abrigos) .

Nos dias 26 e 30/04, Bianca palestrou aos responsáveis sobre doenças transmissíveis (com enfoque em algumas doenças de pele e respiratórias). Falou também sobre a importância do cartão de vacinas em dia.
Houve orientações sobre a importância da procura por atendimento médico, para verificação de qualquer suspeita de doença dermatológica (devido ao risco de transmissão para equipe e outras pessoas). As formas de prevenção também foram discutidas.

E, em seguida, um alerta sobre o período que nos encontramos (Abril a Agosto). As complicações e o aumento de infecções respiratórias, as precauções que devem ser redobradas neste momento!

Por fim, mostrou-se o calendário vacinal, com vacinas disponibilizadas nos postos de saúde. Além disso, informações sobre vacinas especiais disponíveis nos Centros de Referência em Imunobiológicos Especiais (Cries). Esse centro é voltado para crianças portadoras de doenças crônicas.

Texto escrito por Anderson Gama & Bianca Silva – Respectivamente Responsável pelo Setor de Comunicação e Marketing da Obra Social Dona Meca e Médica Responsável pelas Rotinas dos Abrigos – contato: a.gama@osdm.org.br

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.