Profissional ao meio fazendo a apresentação aos responsáveis

SEMANA DE ORIENTAÇÃO DE FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA

Na Semana de Orientação da Fisioterapia Respiratória, reforçamos a importância da manutenção e a busca por uma boa postura, não temos apenas um pulmão que respira e sim, um corpo que respira.
Para prevenir infecções respiratórias é necessário a uma atenção especial a esses cuidados posturais, diminuindo o gasto energético do corpo, otimizando a expansão torácica e consequentemente, mantendo os pulmões limpos.

A postura inadequada pode levar a deformações torácicas que, com o tempo, podem se tornar fixas, sobrecarregando ainda mais esse sistema respiratório. Tivemos um bate papo muito produtivo com os pais, onde foi possível tirar dúvidas e realizar práticas, com o intuito de vivenciar as dificuldades respiratórias ocasionadas pela postura inadequada. Eles também receberam orientações de exercícios que, além de melhorar o padrão respiratório, reforçam o vínculo dos pais com a criança.

Responsáveis assistem a apresentação

 

A postura adequada melhora a condição respiratória, emocional, coordenação, respiração e deglutição (prevenindo broncoaspirações) alem disso, diminui o gasto energético do corpo, possibilitando a experiência de novos movimentos e intenções de vocalização.
Respirar de forma adequada depende do funcionamento correto das musculaturas respiratórias. Sendo assim ao organizar tal musculatura, é possível melhorar os aspecto da caixa torácica, minimizando, ou até tratando, deformidades prévias.

Texto escrito por Fernanda Santana e Monique Câmara – Setor de Fisoterapia Respiratoria da Obra Social Dona Meca – contato: f.santanna@osdm.org.br e m.camara@osdm.org.br

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.