SEMANA DE ORIENTAÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL

Como de costume, em Março ocorre a Semana de Orientação do Serviço Social. Neste ano, visamos abordar temas como o BPC, além de sanar dúvidas e esclarecimentos prestados às famílias que ingressaram na Instituição na última triagem.

Durante a Semana, orientamos sobre os procedimentos institucionais, Direitos Sociais, alertando aos responsáveis a questão da prevenção ao surto de conjuntivite e pediculose (piolho). A Orientação às Famílias é de suma importância, pois, além de viabilizar e garantir o direito à informação, é através dela que conseguimos sanar dúvidas, fazendo com que todos conheçam e busquem seus direitos.

A ação é uma iniciativa da Instituição, a qual busca informar os responsáveis sobre procedimentos e realizar uma troca com os mesmos. No caso da Orientação do Setor de Serviço Social, o intuito é, instruir os responsáveis quanto ao Beneficio de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS), instituída pela Lei 8.742/93, com informações como:

  • O beneficio não é uma aposentadoria e, por isso, não há 13º salário,
  • O LOAS é um direito,
  • O valor corresponde a um salário mínimo mensal,
  • É necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que ¼ do salário mínimo vigente.

Além dos esclarecimentos do beneficio supracitado, discutimos sobre nossa realidade social e qual o cenário atual da Instituição, diante do enfrentamento da crise financeira que atinge o Estado e o País em âmbito geral.

Hoje, a equipe do Serviço Social da sede é composta pela Assistente Social: – Luana Dias de Souza – e um quadro de estagiários. O atendimento e a dinâmica do Setor compreendem: acolhimento, escuta, visita domiciliar, dentre outros instrumentos sociais que são utilizados junto aos usuários e seus familiares (que buscam orientações no Setor de maneira espontânea ou de acordo com encaminhamentos internos e/ou da Coordenadoção de Terapias.) – As reuniões foram organizadas pelas Assistentes Sociais, juntamente com os respectivos estagiários do setor.

Texto escrito por Luana Dias de Souza – Assistente Social da Obra Social Dona Meca – contato: l.dias@osdm.org.br

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.