Primeiro torneiro de Bocha na OSDM

PRIMEIRO TORNEIO DE BOCHA

Em Setembro ocorreu o primeiro Torneio de Bocha da Obra social Dona Meca e, para entendermos melhor o que isso significa, precisamos compreender, de uma forma mais ampla, esse contexto e a importância de tal evento.

A Bocha foi introduzida nos Jogos Paralímpicos em Nova York e Stoke Mandeville, em 1984, sendo um esporte que requer concentração, controle muscular e muita precisão. No contexto Paralímpico, ela é destinada a pessoas com paralisia cerebral (ECI) e outras patologias neurológicas. Praticada, atualmente em 42 países, ficou conhecida no Brasil em 1995 por dois atletas brasileiros inscritos no atletismo no Pan Americano de Mar Del Plata, (convidados a participar -de improviso- no torneio de bocha, visando a aprendizagem e a futura implantação do esporte).

As primeiras competições de bocha adaptada no campo da deficiência aconteceram na Dinamarca, em 1982.
Em 2016, com as Paralímpiadas do Rio e com o sentimento de que seria algo que poderíamos trabalhar em conjunto (em prol de um novo norte para os nossos atendidos), a bocha foi introduzida na grade de atividades do setor de esportes na OSDM.

O Torneio contou com medalhas para todos os Participantes – foram 8 atletas da OSDM e dois convidados sensacionais: o nosso querido amigo Léo Barcellos ( que realizou seu sonho de jogar bocha pela primeira vez!) e o paratleta Matheus. Além deles contamos com a participação de Bruna Nogueira, árbitra oficial de bocha e regulamentada pelo CPB. O Torneio foi emocionante e, sem dúvidas, um grande marco para todos nós, da Obra Social Dona Meca. Gostaríamos de aproveitar para parabenizar todos os envolvidos e os nossos grandes guerreiros!

Texto escrito por Anderson Gama e Redney Cruz – Respectivamente responsável pelo setor de Comunicação e Marketing e Profissional de Educação Física atuando no setor de Esporte da Obra Social Dona Meca – contatos: a.gama@osdm.org.br e r.cruz@osdm.org.br. Revisão Técnica – Raquel Peres (r.peres@osdm.org.br)

Veja o que rolou!

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.