A Obra Social Dona Meca é uma instituição de caráter filantrópico e sobrevive da boa vontade e solidariedade de organizações e pessoas que colaboram com doações. Atualmente, atendemos gratuitamente mais de 250 crianças com deficiência. Nosso procedimento para ingresso na Instituição é feito através de um criterioso processo de triagem, avaliação social familiar e posterior encaminhamento à terapia. O trabalho desenvolvido é baseado no envolvimento familiar, oportunizando a criança sua inclusão social e garantindo seus direitos básicos à saúde e à alimentação. As crianças atendidas pela OSDM fazem diversas atividades: fisioterapia motora, fisioterapia respiratória, terapia ocupacional, hidroterapia, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, psicomotricidade, atividades esportivas e culturais, entre outras. As mães também são beneficiadas através de orientações e palestras, acompanhamento psicológico e tratamentos alternativos como: shiatsu, acupuntura, auriculoterapia, florais e orientações sobre direitos sociais e benefícios.

Além disso a Obra Social Dona Meca mantém dois abrigos para crianças em situação de risco pessoal e social, onde algumas foram abandonadas por suas famílias ainda na maternidade, ou sofreram algum tipo de negligência e/ou maus-tratos, e nos são encaminhadas por via judicial. As crianças acolhidas realizam atividades oferecidas na sede da OSDM, bem como frequentam regularmente a escola e a rede pública de saúde para vacinações, emergências, consultas de rotina e exames.

Casa Lar Dona Meca – Atendimento à criança com deficiência em regime de acolhimento, de ambos os sexos, na faixa etária de 0 a 12 anos com capacidade para 20 crianças.

Casa Lar Balthazar – Atendimento à criança (sem deficiência) em regime de acolhimento, de ambos os sexos, na faixa etária de 0 a 6 anos com capacidade para 20 crianças.




Promover a habilitação e reabilitação de pessoas com deficiência reconhecendo-as como seres integrais, favorecendo o pleno desenvolvimento de suas potencialidades e a inclusão na sociedade.
Ser referência no atendimento às crianças e adolescentes com deficiência no Rio de Janeiro.
Sede própria, com 1018m² de área construída, constituída por: recepção, 19 salas de terapias, 5 salas para os setores administrativos, piscina, cozinha, refeitório, depósito e salão para eventos. Hoje, contamos com 78 funcionários contratados (OSDM + Casa Lar Dona Meca + Casa Lar Balthazar), 23 estagiários e 60 voluntários.