O PROJETO SER (SENSIBILIZAR + ESTIMULAR = REABILITAR) está em seu terceiro ano consecutivo (!) e contempla todo o Setor de Fisioterapia Neuromotora da OSDM.

A Fisioterapia é a ciência que trata, habilita ou recupera a saúde de pacientes com disfunções físicas, mentais, de desenvolvimento ou outras – através do uso de técnicas fisioterápicas (estimulação sensorial, fortalecimento muscular, movimentos funcionais…) e materiais apropriados, sempre respeitando o grau de comprometimento e potencial de cada indivíduo.

O Setor da Fisioterapia Neuromotora existe desde a inauguração da Obra Social Dona Meca e busca fazer a diferença no prognóstico das crianças aqui assistidas.

Importante lembrar que, quanto mais precoce for a intervenção fisioterápica nestas crianças, a chance de prevenir e/ou minimizar os déficits serão maiores e mais eficazes.

Por isso, o PROJETO SER é pautado prioritariamente em Fisioterapia Neuromotora e realiza, em prol de amplificar os ganhos, interfaces com outras terapias disponíveis na Instituição (onde os conceitos de Sensibilização e Estimulação também são aplicáveis para o sucesso do programa individual de atendimento de cada pequeno e jovem).

Projeto Ser

Período: Janeiro a Dezembro de 2017 

Objetivo Geral:

Avaliar e tratar os déficits motores provenientes de doenças neurológicas ou danos cerebrais, prevenir limitações por deformidades e encurtamentos, além de facilitar o desenvolvimento motor do nível básico ao mais complexo em crianças e adolescentes com deficiência, assistidos pela OSDM.

 

 

Objetivos específicos:

• Estimular o desenvolvimento das funções motoras básicas.
• Habilitar ganhos motores mais complexos.
• Prevenir, minimizar ou estabilizar encurtamentos, deformidades e déficits sensórios.
• Capacitar e/ou continuar capacitando os responsáveis de pacientes com Grau de Comprometimento Motor Severo (a realizarem posturas adequadas, massoterapia, estimulação sensorial) e orientar as atividades em domicílio.

Atividades

Fisioterapia Neuromotora

 


 

 Patrocínio         

Logo Instituto Phi