O Cotidiano em um blog

Tudo começou com uma conversa informal na hora do almoço. Estávamos conversando eu, as profissionais do setor de terapia ocupacional e a de pedagogia da instituição.  Até que começamos a falar sobre o cotidiano de nossos pequenos, neste momento relatei que eu tinha um sonho de aproveitar todo o Branding* e influência da Obra social Dona Meca dentro das redes sociais e internet para dar voz e empoderar as nossas crianças e adolescentes. Afinal, se estamos falando sobre deficiência, as vozes deles devem ser sempre as primeiras a serem ouvidas.

Leia a Matéria na Integra

Festa Solidária Páscoa – Benfeitores

Nossos Beneficiários da OSDM tiveram uma linda Festa de Páscoa, graças à dedicação e empenho de diversos Benfeitores, como Talita Gualhardo – através de sua intermediação, nossas crianças e jovens foram contemplados com doações de ovos de Páscoa. E ainda conseguimos atingir outros pequenos, proporcionando – além dos muros desta Obra Social – alegria e carinho em forma de chocolate.

Mês do Austimo

No mês da Conscientização do Autismo, nossos beneficiários estão realizando um lindo mural, onde as folhas das árvores são quebra-cabeças: um dos símbolos que representam o autismo. Este simboliza que cada individuo (a peça) é único – dentro de um amplo espectro. Além disso, promove a comunicação em espaços públicos, facilitando a inserção destes pequenos e jovens na sociedade.

Grãos da Gratidão

O Grãos da Gratidão proporcionou mais um passeio incrível aos nossos Beneficiários e seus responsáveis – que, além de tudo, foram recebidos com uma linda mesa de Páscoa!

Acompanhados pela Tia Josy (Natação) e Tio Fellippe (Oficina de Artes), todos se divertiram no Forte de Copacabana, com direito a passeio de jet ski, dentre outros divertimentos. Que dia maravilhoso!

Dia Internacional da Síndrome de Down

Em comemoração, realizamos um lindo Piquenique, em um Parque, na Barra da Tijuca – com as crianças, responsáveis e terapeutas. Foi uma manhã super animada! Tia Andreia botou todo mundo para dançar e Tio Allan arrasou no futebol, dentre outras atividades e brincadeiras.

Esta data importantíssima visa promover a visibilidade social destas pessoas e os desafios enfrentados. Que possamos quebrar a “deficiência do preconceito” e que esta seja vencida pela eficiência do amor!

 

 

 

 

No dia 16 de março, nossas crianças e jovens foram convidados para assistirem ao espetáculo “Bumba Meu Mito”, no Retiro dos Artistas. Acompanhados de seus responsáveis e de nossa Assistente Social Adriana puderam presenciar a história da encenação do Bumba Meu Boi – uma trama fantástica e mística. Todos se divertiram com a apresentação teatral, do início ao fim!

Roda de Conversa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Roda de Conversa com a Produtora de Moda e Consultora de Imagem e Estilo Sonia Campos.

Alguns dos temas abordados foram: o Autoconhecimento e o Autocuidado que podem influenciar e mudar diversos aspectos da vida. As mães da OSDM compartilharam um pouco de sua rotina no dia-a-dia – como a falta de tempo, que, muitas vezes, torna mais complexo “se priorizar” e “separar um momento para cuidar de si”.

Além disso, realizou-se uma dinâmica na qual “Olhavam-se no espelho, verbalizando o que viam”. Em seguida, sorteio de “um bilhetinho com mensagens motivadoras e de carinho”.

Foi uma tarde leve, com um bate-papo importante e essencial ao bem-estar e à saúde mental.

Dia Internacional da Mulher

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, tivemos uma ação com as colaboradoras da Sede – promovida pela responsável do RH (Gabrielle Florêncio), que convidou nosso Psicólogo Pedro Neto para mediar a conversa.

A Saúde Mental da Mulher – que concilia a vida pessoal e profissional – foi a pauta da roda de conversa. As colaboradoras puderam compartilhar os desafios de sua rotina e o que fazem para minimizar o estresse do dia a dia – como atividade física, terapia, passeio em família, autocuidado, música, dentre outros. Nos Abrigos OSDM, também houve a celebração desta data tão importante para todas as mulheres.

Rio Open

Alguns de nossos beneficiários foram convidados pela Engie Brasil ao Rio Open – maior torneio de tênis da América do Sul (incluindo adaptado), no Jockey Club.

Foi uma experiência incrível aos nossos jovens – que puderam vivenciar o esporte de perto e conhecer o paratleta japonês Shingo Kuneida – maior jogador de todos os tempos de tênis em cadeira de rodas, com 50 títulos de Grand Slam.

Capacitação: Entendendo o ABA e sua Utilidade

Realizamos o curso de Capacitação “Entendendo o ABA e sua Utilidade”, com a renomada Psicopedagoga Alessandra de Sá – junto aos Terapeutas, Instrutores e Equipe dos Lares de Acolhimento C.L Dona Meca e C.L Balthazar. Investir na capacitação fomenta o desenvolvimento, engajamento e alta performance do Time OSDM – contribuindo, de forma eficaz, nos atendimentos de nossos beneficiários.

Nosso agradecimento especial à Psicopedagoga por ter aceitado nosso convite e pela excelência do treinamento.

Evento Digital Kids

Estamos muito felizes por termos participado da Ação Beneficente promovida pela Digital Kids, com arrecadação de fraldas e leite para nossas crianças e jovens acolhidos na Casa Lar Dona Meca e C. L. Balthazar.
A solidariedade foi o lema do Encontro de Influenciadores, que promoveu engajamento através da conscientização, empatia e alegria.