ORIENTAÇÃO DE SERVIÇO SOCIAL

No período de 13 a 17 de Fevereiro de 2017, realizamos a Semana de Orientação do Serviço Social. Este encontro abuscou orientar as famílias atendidas na Obra Social Dona Meca quanto aos procedimentos institucionais, seus direitos sociais, civis e aqueles específicos – relativos ao que preconizam o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), as Politicas Públicas de Assistência Social, de Saúde e de Educação (sobretudo no que diz respeito à Inclusão escolar da criança com deficiência).
Dentre o discurso dos Direitos Sociais, explicamos sobre o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/LOAS), instituída pela Lei 8.742/93: um direito constitucional que corresponde a um salário mínimo mensal destinado às pessoas idosas (a partir de 65 anos de idade) e às pessoas com deficiência (de qualquer idade) que comprovem não possuir meios de prover sua própria subsistência ou tê-la provida por sua família. Para ter direito, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja menor que ¼ do salário mínimo vigente. Além dos esclarecimentos a respeito do benefício supracitado, discutimos sobre a nossa realidade social e o cenário atual da Instituição diante do enfrentamento da crise financeira que atinge o Estado e o País, em âmbito geral.
A orientação aos responsáveis é de suma importância, pois, além de viabilizar e garantir o direito à informação, é através desta que conseguimos sanar dúvidas, fazendo, assim, com que todos conheçam e busquem os seus direitos.

Hoje, a equipe de atendimento do Serviço Social na Sede da OSDM é composta por duas Assistentes Sociais: Luana Dias de Souza e Geovana Nascimento. A dinâmica do setor compreende: acolhimento, a escuta, visita domiciliar, dentre outros instrumentos que são utilizados com os usuários e seus familiares – que buscam orientações de maneira espontânea, ou de acordo com os encaminhamentos internos e/ou da Coordenação de Terapias.

Texto escrito por Luana Dias – Assistente Social da Obra Social Dona Meca – contato: l.dias@osdm.org.br

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.