numeros relativos aos 9 anos de Com. Eficiente

100 Edições

A Obra Social Dona Meca está comemorando a 100ª edição do seu informativo Comunicação Eficiente. Este folhetim tem a função não só de informar sobre as ações sociais e atividades realizadas pela instituição mas de trazer mais conhecimento aos leitores sobre a temática de pessoa com deficiência e outros assuntos que impactam o dia-a-dia das famílias atendidas na OSDM.
Ao visitar a história do Informativo nos deparamos com uma trajetória ascendente de muito trabalho e dedicação. Muitos são os envolvidos nessa tarefa de informar e divertir, por meio de entrevistas, matérias sobre terapias e fotos sobre eventos beneficentes, passeios e festividades. Contudo, o informativo passou por mudanças significativas ao longo destas 100 edições. O primeiro editor do Com. Eficiente, Alan Maia, nos conta um pouco de como surgiu a ideia do informativo.

1. Como surgiu a ideia de criar o Com. Eficiente?

“O Comunicação Eficiente surgiu junto a um pacote de iniciativas, num momento que se percebia a necessidade de um reposicionamento da Instituição, dentre elas: novos logo e site, buscando parâmetros de maior profissionalismo do Setor de Desenvolvimento Institucional, que era carente comparado aos demais setores da Casa. Tendo em vista que (a OSDM) era uma Instituição muito bacana, com um trabalho muito bonito, mas que precisava rever seu posicionamento de comunicação. Assim, a ideia era fazer um informativo que contemplasse este novo momento de um maior profissionalismo por parte da Instituição”.

2.Qual foi o primeiro parceiro a aderir à ideia?

“Na época, o Instituto Rio tinha um edital bem amplo e decidimos aproveitar a oportunidade para utilizá-lo voltado ao desenvolvimento e profissionalização de algumas ferramentas de Instituições como a OSDM. Nós já buscávamos desenvolver este setor e o Instituto Rio viu esta ação como mais do que uma estratégia pontual, era uma melhor forma de se comunicar, pois você consegue envolver melhor, os parceiros, colaboradores, atendidos… Então, o Instituto teve esta visão de ajudar de uma forma singela, mas muito significativa para aquele momento da Instituição.”

3. Qual o seu sentimento ao saber que o Com. Eficiente chega à sua centésima edição?

“Acho que não é um sentimento individual. O mais importante é que ele continue como uma ferramenta valiosa. E se ele tem uma longevidade ao ponto de chegar a sua 100ª edição, isto mostra que está cumprindo o seu papel dentro da Instituição.”

Após sua implantação, tivemos alguns colaboradores que passaram pelo Setor de Desenvolvimento Institucional, responsável pela edição do que carinhosamente chamamos “jornalzinho”, aos quais agradecemos todo o empenho, responsabilidade e contribuições na condução deste veículo de comunicação solidária. São eles: Paula Ferreira Lemos de Souza (2009 a 2012), Ricardo Pavão de Carvalho (2012 a 2014) e Anderson Mendes Gama (2014 – atual).
Anderson, o atual responsável, nos sinaliza aos principais aspectos e benefícios que a produção do Com. Eficiente traz para a Instituição e sua sustentabilidade.

 

numeros relativos aos 9 anos de Com. Eficiente

 

Desta forma, finalizamos este passeio pela história do nosso Informativo Institucional agradecendo a um parceiro especial – a Gráfica Trena – que desde as primeiras edições, gentilmente, doa os 2.000 exemplares mensais, enviados aos nossos colaboradores via postal e em diversos pontos de distribuição.
Gostaríamos de demonstrar a satisfação em produzir estas 100 edições, repletas de muitas alegrias e conquistas, esperando que a próxima centena seja recheada de muitas novidades e momentos de grande felicidade aos nossos leitores, colaboradores, parceiros, produtores e famílias atendidas.

Texto escrito por Anderson Gama e Mary Lucy Paz – Respectivamente Responsáveis pelos setores de Comunicação e Elaboração de Projetos da Obra Social Dona Meca – contato@osdm.org.br

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.