Atividade de estamparia em papel

OFICINA DE ARTE NA OSDM

Definir o que é Arte depende muito da sociedade ou da época… conforme o tempo vai passando e novos tipos de Arte, novas expressões, novas intervenções, novas instalações, novas atitudes e novos artistas vão surgindo e, então, inovando, modernizando ou até favorecendo alguma arte já esquecida.
Atualmente, as expressões mais vistas são clássicas, modernas (com o auxilio da tecnologia) ou urbanas, onde a diversidade de materiais e de técnicas unidas formam uma identidade própria e única de cada Artista.
O urbano trás consigo o grafite que, durante anos, forá visto de forma negativa pela sociedade e os artistas. Mas, com muita resistência e Arte, os “grafiteiros” -hoje, Artistas- podem transmitir seu trabalho nas mais diferentes superfícies. Profissionalizando-se e conquistando os jovens com sua técnicas, mostram como o tempo pode influenciar, além de nos fazer refletir sobre padrões, pré-estabelecidos de beleza, ensino, até de vivência e, ainda, retratando o que temos na nossa sociedade atual.
Na Arte, temos inúmeras formas benéficas de aprendizado, como a liberdade nos traços, a magnitude da criatividade e o encantador estímulo dos sentimentos (onde conseguimos voar sem precisar ser Super Heróis) em um único e mágico desenho. Quando usamos as cores das tintas nos tornamos folhas, sol ou um lindo barquinho que carrega os nossos sonhos. As técnicas se isolam ou podem adquirir a fantástica habilidade de se unir, transformando as expressões em uma linda escultura.
Inicialmente, na Oficina de Arte da OSDM diversos materiais são oferecidos para a criança, para a identificação do material com o maior interesse, valorizando sempre a habilidade principal, tornando o atendimento prazeroso para a mesma e posteriormente, facilitando/aperfeiçoando a habilidade identificada pelo Instrutor. Para que o prazer ddeste pequeno na Arte seja constante e permaneça com uma evolução positiva no atendimento é proporcionado o acesso diversificado aos mais diferentes materiais e experiências artísticas.
Reforçando que cada criança vive em um mundo onde os Super Heróis são seus amigos, as flores e plantas falam e o carrinho de madeira ganha a melhor velocidade na sua imaginação, transformamos os traços, as cores, as texturas, os materiais em incríveis e inesquecíveis Obras de Arte. Em seguida, um pequeno elogio é imensamente aguardado (principalmente do Papai, da Mamãe e dos seus Familiares), pois a valorização dos pequenos trabalhos para a criança tem uma importância que supera todos os Super-Heróis da sua imaginação.

"Vamos fazer arte?!"

 

Texto escrito por Herick Wooleefer -Instrutor de Artes da Obra Social Dona Meca

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.