João Pedro na piscina de bolinhas

PSICOMOTRICIDADE NA OSDM

O trabalho da Psicomotricidade no Centro de Autismo (CDA) é realizado em meio aquático, onde trabalhamos o planejamento motor através de atividades lúdicas (como jogos, músicas, histórias e brinquedos variados que são utilizados com a finalidade de promover alegria e o prazer pelo movimento).
A psicomotricidade é conceituada como a ciência da saúde por representar a expressão motora transformando o pensamento em ato motor harmônico, tendo como função coordenar e organizar as ações gerenciadas pelo cérebro.
E a psicomotricidade aquática se caracteriza por um conjunto de ações onde a exteriorização corporal é utilizada como meio de melhorar as relações da pessoa consigo mesma, porque a água permite que o paciente realize movimentos que, se fossem executados fora do meio aquático, não conseguiríamos.

Faremos um breve relato sobre o paciente João Pedro Neves de Medeiros, atualmente com 10 anos de idade e diagnóstico de autismo. João encontra-se em atendimento multidisciplinar na Instituição desde Março/2012. Em Em Julho/2013 foi encaminhado para avaliação no Centro de Autismo por apresentar alterações sensoriais. No CDA realizou atividades em circuito: psicomotricidade aquática, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia em grupo para as mães.
Nessa proposta, as mães são peças fundamentais, pois participam ativamente das atividades em sala com objetivo de darem continuidade a estas ações em casa. Foram dois anos de muita troca e orientações, onde a parceria com sua mãe foi de extrema importância. Sendo assim, em Março/2015, João recebeu alta, pois apresentou boa evolução, atingindo a auto regulação, sendo encaminhado para avaliação em algumas terapias.
Atualmente, encontra-se em atendimento em dupla no setor de Psicomotricidade e seus objetivos são criar possibilidades de socialização e dar suporte postural.

Terapia em dupla

 

*Texto escrito por Roberta Lopes – Psicomotricista da Obra Social Dona Meca

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.