Pedagogia na OSDM

PEDAGOGIA NA OSDM

A pedagogia na OSDM tem por objetivo ajudar no desenvolvimento do processo de aprendizagem, identificando as dificuldades individuais de cada criança. Busca, assim, desenvolver práticas que as minimizem, além de obter melhores resultados no processo de ensino-aprendizagem.
O foco principal é o acompanhamento escolar. Os responsáveis têm participação importante nesta atividade. Eles são a ponte entre a escola e a OSDM na troca de informações dos conteúdos a serem trabalhados.

Este breve relato será sobre o nosso querido Breno Mareta, autista, atualmente com 10 anos, que chegou ao setor de Pedagogia em Março de 2013. Nesta ocasião, Breno apresentava algumas dificuldades, a principal delas com a leitura e escrita.

“Durante o ano de 2014, a Pedagogia trabalhou as questões relacionadas com a leitura. Ressalto que a parceria com a mãe Renata foi de suma importância. Era ela quem trazia os assuntos que despertavam o interesse de Breno. E assim, com técnicas especificas, “despretensiosamente”, Breno passou a tomar gosto pela leitura.

Em 2015, iniciamos o processo de escrita. Breno, incentivado por sua mãe, trazia personagens, brinquedos, revistas e livros pelos quais tinha interesse, para escrever sobre o assunto com o intuito de que compreendêssemos este Universo. Então combinamos: No encontro seguinte, ele me questionaria sobre o assunto referente ao encontro anterior. Com isso, Breno percebeu que, quanto mais informações escritas ele oferecia, mais perguntas poderia fazer. Desta forma, sem perceber, o mesmo passou a escrever textos mais densos.

Como resultado destas atividades, ele passou a acompanhar a cópia do quadro em tempo real na escola!.Sem ajuda da professora ou da mãe. ”

*Texto escrito por Tânia Oliveira – Pedagoga da Obra Social Dona Meca.

** O Setor de Pedagogia da OSDM é patrocionado pela Petrobras, por meio do projeto Esportes Sem Limites.

 

[ezcol_1half]Nossa Pedagoga atuando com o Brendo[/ezcol_1half] [ezcol_1half_end]Tania nossa Pedagoga[/ezcol_1half_end]

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.