O CENTRO DE AUTISMO NA DONA MECA

Hoje a Obra Social Dona Meca conta com um Projeto embrionário, o Centro de Autismo(CDA) Dona Meca. Seu maior proposito é trabalhar trabalhar de forma integrada, a Fonoaudiologia, Psicomotricidade e Terapia Ocupacional, contando ainda conta com o apoio da Psicologia.

Mas como funciona o CDA?
As crianças são atendidas individualmente pelos setores, sempre buscando o trabalho sensorial junto à criança. Esses atendimentos duram 35 minutos. Em contrapartida, as mães são atendidas, em conjunto, pela psicóloga.

– O Terapeuta Ocupacional atua no Centro de Autismo com as crianças e seus responsáveis quanto à forma como a criança percebe e reage às suas experiências com o mundo. Este trabalho ocorre no planejamento e organização destas respostas por meio da modulação sensorial. O Terapeuta Ocupacional auxilia na regulação das reações aos estímulos táteis, visuais, auditivos, gustativos, vestibulares e proprioceptivos, permitindo à criança ajustar seu comportamento aos estímulos que recebe e permanecer funcional nos ambientes de que participa, seja em casa, na escola, em passeios ou festas com a família, dentre outros, a fim de alcançar o desenvolvimento saudável respeitando suas diferenças individuais.

-O trabalho da Psicomotricidade no centro de autismo é realizado em meio aquático, onde é trabalhado o planejamento motor por meio de atividades lúdicas, como jogos, músicas, histórias e brinquedos variados que são utilizados com a finalidade de promover alegria e o prazer pelo movimento.

-A Fonoaudiologia objetiva criar ambientes e atividades que favoreçam a interação e comunicação nas suas mais variadas formas (demonstração de afeto, conforto e desconforto, olhar, toque, gesto, apontamento, sons e fala), respeitando os limites e as capacidades de cada um. Neste ambiente os responsáveis são instruídos a perceberem as pequenas respostas apresentadas por suas crianças e valorizá-las, dando significação e tornando úteis em seu dia-a-dia, além de aprenderem a criar situações favoráveis à sua comunicação.

– A atuação da Psicologia no CDA visa a dar suporte terapêutico aos pais de crianças que apresentam TEA (Transtorno do Espectro Autista). O grupo tem interesses em comum e enfrentam dificuldades semelhantes. Através da troca de experiência e do exercício da reflexão, os responsáveis expõem suas ansiedades, situações do cotidiano que enfrentam, identificando-se com o outro e até solucionando problemas pelas histórias de superação compartilhadas. O Psicólogo é um mediador que realiza intervenções quando necessário, mas prin-cipalmente proporciona um “lugar seguro” aos participantes para que se sintam à vontade para desabafar, fazer comentários, silenciar, sem que se sintam julgados.
E você já conhece o Centro de Autismo Dona Meca ? Venha conhecer um pouco do nosso trabalho e saiba como nos ajudar a desenvolver ainda mais!

*Texto escrito por: Eduarda Gomes, Nivea D’Alincourt, Raquel Gomes e Roberta Lopes – Respectivamente: Terapeuta Ocupacional, Psicologa, Fonoaudióloga e Psicomotricista do CDA Dona Meca

Outras Matérias que possam te interessar:

Um Comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.