Você sabia que brincar é coisa séria?

“Ao brincar, a criança assume papéis e aceita as regras próprias da brincadeira, executando, imaginariamente, tarefas para as quais ainda não está apta ou não sente como agradáveis na realidade”. Lev Vygotsky

A Semana de Orientação do Setor de Esportes da Obra Social Dona Meca trouxe este tema para enfatizar que o brincar leva o indivíduo a transpor as barreiras do seu corpo e do mundo que o cerca, pois, ao brincarmos, nos distanciamos do que nos limita. Enquanto brincamos, nos divertimos e ativamos o lobo temporal ( área do nosso cérebro responsável pela emoção e percepção), reconhecendo objetos e verificando como nos sentimos em relação a estes objetos: Sendo assim, foi possível resgatar brincadeiras de nossa fase do desenvolvimento infantil e compartilhar deste momento com nossos familiares, onde pulamos cordas, amarelinha, pique esconde e batatinha frita. Foi um sucesso! 

Buscamos através destas ações, resgatar na memória aquilo que tem se perdido com as tecnologias e demonstrar a importância destas temáticas, desenvolvendo o lúdico em nossos atendimento para as crianças e adolescentes na OSDM.

Temos como foco principal a mediação no processo de ensino e aprendizagem, assim como Paulo Freire explanou que o “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”

Nossas atividades esportivas buscam, portanto, estimular a mente e o corpo com o intuito de aprender e, movimentar, auxiliando no desenvolvimento físico, e favorecendo um aprendizado natural e com o olhar sempre voltado às potencialidades que cada um possa oferecer. 

*Texto escrito por Raquel Peres – Coordenadora de Projetos Esportivos.

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.