Semana de Psicopedagogia

De 16 a 19 de Março, aconteceu a semana de orientação da Psicopedagogia, na qual a Profissional Bárbara Carvalho palestrou sobre as funções do psicopedagogo, a fim de elucidar dúvidas e desfazer confusões acerca da terapia psicopedagógica. Durante as palestras, ela explicou aos pais e responsáveis que este é o profissional especialista em psicopedagogia, que auxilia na identificação e na resolução dos problemas no processo do aprender e está capacitado para se relacionar com as mais diferentes dificuldades de aprendizagem. Trabalha de forma interdisciplinar e utiliza recursos das várias áreas do conhecimento humano para a compreensão do ato de aprender.

Além disso, deixou claro que o psicopedagogo atua em um sentido amplo, investigando e promovendo as possibilidades de mudanças sobre os processos cognitivos, emocionais e pedagógicos que, porventura, possam estar travando a aprendizagem das crianças e dos adolescentes, individualmente. Na medida em que trata dos processos diagnosticados, também previne que eles sofram de outras dificuldades pessoais decorrentes de tais transtornos de aprendizagem.

A Profissional expôs algumas funções essenciais da área na OSDM, como: diagnosticar, orientar, atender em tratamento e investigar os problemas emergentes nos processos de aprendizagem; esclarecer os obstáculos que interferem para haver uma boa aprendizagem; favorecer o desenvolvimento de atitudes e processos de aprendizagem adequados; realizar o diagnóstico psicopedagógico, com especial ênfase nas possibilidades e perturbações da aprendizagem; esclarecer e orientar aqueles que o consultam; orientar pais e professores.

Finalizou enfatizando que ser um psicopedagogo é muito mais do que dominar técnicas de psicologia, pedagogia e/ou neurociências. É sempre se atualizanr nos assuntos que permitem compreender a criança, o adolescente e/ou o adulto, na maioria de suas manifestações, tanto psíquicas, quanto motoras, sociais, biológicas. Ser psicopedagogo é estar apto a trabalhar de forma clínica e/ou institucional, visando a prevenção como sua filosofia maior. Ser psicopedagogo não é apropriar-se de conhecimentos e sim difundi-los; não é criar dependência e sim emancipar; não é rotular e sim socializar.

*Texto escrito por Barbara Carvalho- Setor de Psicopedagogia

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.