Participação Familiar na Terapia Ocupacional

O Terapeuta Ocupacional realiza uma coleta de dados para conhecer o contexto familiar com objetivo de identificar as demandas, respeitando o estágio de desenvolvimento, a cultura e o ambiente em que o indivíduo está inserido.



No momento do atendimento, a criança é observada pelo terapeuta ocupacional, onde o mesmo efetua a avaliação desta nos seus desempenhos (pois, nem sempre, as demandas apresentadas pelos pequenos são as mesmas apresentadas por sua família, cabendo, então, à terapeuta ocupacional identificar as potencialidades de cada um e propor um plano terapêutico).

Em alguns casos, é muito importante a participação do núcleo familiar, no momento do atendimento. Por isso, alguns parentes são convidados a participar, já que além de formarmos uma parceria, torna-se possível a compressão de todo o contexto que implica o processo terapêutico, facilitando a continuidade das atividades desenvolvidas no cotidiano da criança por seu familiar.

Todo esse conjunto de ações nos proporciona bons resultados.

Desde já, agradecemos a participação e apoio dos responsáveis.



Texto do Setor de Terapia Ocupacional da OSDM: Anna Clara Dias, Itatiana Gualberto e os estagiários Helenita Lisboa, Lucilene de Oliveira e Marco Seleno. 

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.