Diga Não ao Cigarro

Os pulmões são os principais órgãos responsáveis pela entrada e saída do ar do sistema respiratório e pela troca gasosa. É por meio deles que conseguimos respirar e realizar diversas atividades físicas no nosso dia a dia. Isto porque todo processo de vida envolve gastos de energia, e toda a energia produzida envolve a troca de gases, mecanismo este chamado de respiração.



O cigarro – grande vilão e responsável pelas alterações do sistema respiratório, seja do fumante ativo e/ou do fumante passivo – compromete e lesiona as áreas de entrada e saída do ar, limitando as atividades da pessoa, fazendo com que ela fique dependente da nicotina, um tipo de droga que atua no sistema nervoso central rapidamente, após sua inalação (entre 7 e 19 segundos).

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. As estatísticas do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (INCA) revelam que os fumantes, em comparação aos não fumantes, apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão; 5 vezes maior de sofrer infarto; 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar; 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral. Pense nisso: se você parar de fumar agora, após 20 minutos, sua pressão sanguínea e a sua pulsação voltam ao normal; após 2 horas, não há mais nicotina no seu sangue; após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza; após 2 dias, seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta melhor a comida; após 3 semanas, a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhora; após 10 anos, o risco de sofrer infarto do coração será igual ao de quem nunca fumou e o risco de desenvolver câncer de pulmão cai à metade; após 20 anos, o risco de desenvolver câncer de pulmão será quase igual ao de quem nunca fumou. As doenças mais comumente acometidas pelo tabagismo (cigarros e outros) são: câncer de pulmão, enfisema pulmonar, bronquite, infarto do miocárdio, infecções respiratórias diversas, AVC, entre outras. 

A Fisioterapia Respiratória atua de forma preventiva, no quadro agudo e/ou crônico das patologias que acometem o sistema respiratório, objetivando facilitar a ventilação e a desobstrução pulmonar (que estarão alteradas pelo uso da nicotina), melhorando a sua qualidade de vida.

Henrique Almeida, psicólogo e ex-fumante, comenta sua relação com o cigarro: “Comecei na adolescência, para acompanhar os amigos da época. Rapidamente, os cigarros de baile foram substituídos pelos considerados ‘mais fortes’. Consumia, facilmente, um maço por dia. Deixei de praticar esportes, passei a beber e a ser ocioso. Fora todo o dinheiro gasto com o cigarro! Graças a Deus, consegui parar, com muito esforço, com esse vício. E guardo na lembrança que a única coisa que o cigarro me trouxe de bom foi o ato de parar de fumar!”

Você pode ser livre e independente para voar e alcançar seus objetivos. Basta conscientizar-se e tomar uma atitude, adquirindo hábitos mais saudáveis, salvando tanto o planeta quanto a sua vida. Para maiores informações, visite www.inca.gov.br e conheça algumas das opções para se livrar da dependência da nicotina.



Texto de Bárbara Carvalho e Fernanda Santana, respectivamente, psicopedagoga e fisioterapeuta respiratória da OSDM. 

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.