Trabalhando com fonemas

Pensando em aprimorar o tratamento oferecido às crianças e aos adolescentes da Obra Social Dona Meca, os setores de Psicopedagogia e Fonoaudiologia desenvolveram uma nova ação dentro do Projeto DesenvolveMente, apoiado pelo Instituto HSBC Solidariedade, a qual reforça a importância da parceria entre estes dois setores na incessante busca por minimização das dificuldades nos processos de aprendizagem, tendo como base as dificuldades de habilidades linguístico – cognitivas relacionadas à automatização de fonemas na fala. 



Crianças com dificuldades na linguagem oral e escrita podem apresentar não só problemas biológicos, mas, também, problemas de ordem emocional, trazendo consequências negativas no processo de aprendizagem global. Partindo-se dessa premissa, o objetivo desse trabalho interdisciplinar entre a Psicopedagogia e a Fonoaudiologia é o de levar a criança a produzir, em sua fala espontânea, os fonemas automatizados em todas as palavras em que eles possam estarpresentes. Em tratamento fonoaudiológico, após a aquisição, o treinamento e a automatização destes fonemas, a criança recebe alta do setor de fonoaudiologia. 

No momento da alta, a família é convocada para receber orientações específicas e, com isso, fica fortalecida a parceria com a psicopedagogia, que realiza atividades lúdicas de leitura e escrita, estimulando a linguagem oral, a fim de possibilitar que este processo de generalização ocorra na linguagem espontânea, ou seja, que a criança seja capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos na fonoterapia em novas palavras. Por meio do trabalho interdisciplinar entre essas duas áreas de conhecimento, é possível desenvolver estratégias de intervenção que promovam sucesso, que favoreçam o desenvolvimento global da criança.


Texto de Alexsandra Manhães e Bárbara Carvalho, respectivamente, fonoaudióloga e psicopedagoga do Projeto DesenvolveMente

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.