Respirando cada vez melhor

As crianças atendidas na Obra Social Dona Meca, que possuem Disfunção Neuromotora, normalmente apresentam alterações importantes na biomecânica dos músculos respiratórios e músculos envolvidos na deglutição.



Essas alterações vão levar ao assincronismo dos músculos respiratórios, prejudicando a ventilação e a desobstrução pulmonar. Em relação à deglutição, há uma alteração no mecanismo de proteção das vias aéreas superiores e inferiores, o que pode ocasionar refluxo nasal e broncoaspiração do alimento e/ou saliva. Isso gera uma incoordenação importante da deglutição com a respiração.

Diante de situações deste tipo (nos casos em que as crianças apresentam disfagia orofaríngea de moderada a severa – dificuldade para deglutir – associada com disfunção respiratória), os setores de Fisioterapia Respiratória e Fonoaudiologia verificaram a necessidade e a importância do atendimento em conjunto.

Foi possível observar que, após a implantação deste atendimento interdisciplinar, houve uma evolução significativa no quadro clínico geral dessas pequenos, com melhor sincronismo dos músculos respiratórios, associado a uma deglutição mais segura.

Consequentemente, a diminuição dos quadros de pneumonias e internações é frequente nesses casos.

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.