Intercâmbio Summer Camp

Entre os dias 13 e 31 de janeiro, as profissionais do Centro de Autismo Dona Meca participaram do Projeto “Summer Camp”, do Centro de Desenvolvimento Infantil (CDI), em Recife.



Dirigido pelas especialistas em terapia infantil Patricia Piacentini, Juliana Maia e Andréa Pinheiro, este programa tem o intuito de proporcionar um ambiente com acomodações sensoriais para crianças do espectro autista, com o objetivo de ajudá-las na socialização.

Nossas terapeutas Itatiana Gualberto (terapia ocupacional), Raquel Gomes(fonoaudiologia) e Roberta Lopes (psicomotricidade) participaram, buscando aprimoramento sobre a metodologia DIR/Floortime.

Foram trabalhadas atividades como a avaliação dos níveis de desenvolvimento funcional e emocional, criação e elaboração de materiais, vivências com grupos de crianças autistas e experiências diferenciadas, entre tantas outras.

Quem também esteve por lá foi Aline Chacon, neuropediatra da OSDM, dando uma palestra para os pais e responsáveis.

Este intercâmbio visa a ampliação e a melhora dos atendimentos doCentro de Autismo Dona Meca (CADM).

Com pouco mais de seis meses de funcionamento, este projeto já colhe os frutos com as famílias participantes. A seguir, o depoimento de uma das mães do CADM: “Desde o início das terapias no Centro de Autismo, venho experimentando novas possibilidades e novos desafios que levem meu filho a se abrir para o mundo que o cerca e no qual ele precisa viver da melhor maneira possível.
Juntos, descobrimos sensações, sentimentos, prazeres e até limitações. Aprendi que o momento de vivenciá-las é agora, que o lugar ideal precisa de um espaço rico de materiais, de profissionais competentes e dedicados, mas que, fora dele, os estímulos precisam continuar; que nós pais precisamos ser orientados, sensibilizados e conscientizados nesta busca. (…)Todo o entusiasmo com as terapias reflete em nosso convívio familiar, nos aproximando cada vez mais e, graças as orientações dos terapeutas, temos progredido bastante.”

Vale ressaltar que este projeto não recebe patrocínio externo, sendo totalmente custeado pela Obra Social Dona Meca. Estamos em intensa busca por estas parcerias!

Muitas novidades virão em 2014. Estamos preparando as atividades com muito carinho e atenção. Aguardem!

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.