EJA- Uma Ação do DesenvolveMente

Projeto DesenvolveMente, apoiado pelo Instituto HSBC Solidariedade, trouxe para os pais e responsáveis da Obra Social Dona Meca, a oportunidade de participar em turmas de alfabetização e letramento para adultos.


A pedagoga Tânia de Oliveira, em parceria com a psicopedagogaBárbara Carvalho, realiza, semanalmente, atividades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) com alguns pais e responsáveis, visando facilitar o entendimento e funcionamento de práticas cotidianas (como: hora, moeda, ônibus, dosagem de medicamento etc.), baseando-se no método proposto por Paulo Freire, utilizando-se palavras geradoras. 

A EJA ainda é vista por muitos somente como uma forma de alfabetizar quem não teve oportunidade de estudar na infância ou abandonaram a escola. Todavia, a alfabetização é uma parte fundamental, mas não é a única. O objetivo maior é dar funcionalidade à leitura e à escrita, instrumentalizando-os para as atividades cotidianas, mostrando-lhes a utilidade da linguagem escrita. Para que isto seja possível, além da proposta convencional, são realizadas atividades com logomarcas e propagandas diversas, a fim de preparar esses responsáveis para a utilização de diferentes códigos de linguagem, para que estes comuniquem com mais facilidade e interpretem a realidade que os cerca.

Ler e escrever, nesse sentido, significa muito mais do que decodificar letras e formar palavras, significa resgatar cidadania. Esse conceito se refere não apenas ao saber ler e escrever, mas principalmente ao saber usar a leitura e a escrita.

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.