Natação Dona Meca

Há anos, após observações do comportamento dos pequenos atendidos e da constatação da necessidade de um trabalho individualizado, a equipe de natação da OSDM desenvolveu uma sequência de atividades que propõem uma tomada de decisão da criança, a superação do medo dos desafios, do desenvolvimento do trabalho em equipe e da aceitação e compreensão de vitórias e derrotas. Estas atividades dão um sentido de responsabilidade ligado ao melhoramento do condicionamento físico, psíquico e motor.

Para alguns alunos, o primeiro contato na piscina não era prazeroso, o que dificultava sua evolução na natação. Nestes casos, a adaptação ao esporte deve ser gradual, pois uma má adequação pode prejudicar o aprendizado. Com o apoio de outras terapias (Psicologia, Pedagogia e Psicomotricidade), os professores Vanessa Gisele e Daniel Hollivertraçaram a melhor estratégia do atendimento. No primeiro momento, a ambientação ao meio líquido se faz com materiais alternativos: bacias, baldes e uma pequena piscina de plástico, através de muitos jogos e brincadeiras. Em seguida, é a vez dos exercícios de respiração: com bolinhas de sabão, dando ênfase na concentração e calma, com bolinhas de sabão, a descontração facial e a visão subaquática com a capacidade do aluno submergir o rosto na água e a mesma não lhe oferecer uma sensação desagradável. Tudo isso para gerar confiança e no aluno atendido!

Exemplo deste cuidadoso trabalho é o pequeno Luis Felipe Bastos, 3 anos. Ele chegou muito inseguro para as atividades na piscina, não aceitava nenhuma das estimulações propostas e permanecia a aula toda chorando. 

Após este acompanhamento individual, a melhora foi superpositiva! “Eu já achava que o Luis Felipe não se adaptaria à natação. Eu pensei, inclusive, em pedir ao Serviço Social para tira-lo desta atividade. Com a chegada da piscina pequena e todo o carinho da Profª. Vanessa, meu filho se soltou. Hoje, ele adora as aulas de natação!”, comenta Luiz Claudio Souza, pai do menino.

Parabéns aos profissionais da Natação da Obra Social Dona Meca.

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.