Terapia Ocupacional e o Brincar

A Terapia Ocupacional, enquanto profissão que facilita o engajamento das pessoas em suas ocupações, entende o brincar como uma atividade predominante na infância e reconhece-o como área de desempenho ocupacional e, desta forma , como um dos focos de intervenção.

O terapeuta lança mão das atividades lúdicas, envolvendo simplificação cognitiva, redução de resistência física e social, modulação sensorial e planejamento motor para observar a relação da criança com o brinquedo e como ela o utiliza para transformar e recriar o mundo em que vive.

O faz-de-conta se constitui um importante recurso para a criança expressar suas vivências e aprendizagens. O profissional aproveita para introduzir as atividades do dia-a-dia, tais como alimentação, vestuário e higiene, favorecendo a compreensão das AVDS (Atividades de Vida Diária).

“Quando a criança não brinca, nós temos um problema, assim como quando ela se recusa a comer ou dormir.”(Harley e Goldensom, 1963).

Na Obra Social Dona Meca, a Terapia Ocupacional utiliza o recurso lúdico para estimular habilidades e não apenas como diversão. 

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.