Centro de Autismo Dona Meca

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o autismo atinge mais de 2 milhões de brasileiros e mais da metade ainda está sem diagnóstico. Em crianças, a síndrome é mais comum que o câncer, a AIDS e o diabetes. Além disso, existe um projeto de lei (PL 1631/2011) no Senado brasileiro para criação de políticas públicas voltadas aos autistas.


Percebendo o aumento de casos de autismo, a necessidade de um tratamento mais direcionado e a falta de instituições que atendem este público, a Obra Social Dona Meca iniciou os trabalhos no Centro de Autismo Dona Meca. Nossa instituição já atende, GRATUITAMENTE, mais de 50 autistas, porém este projeto piloto, inicialmente, conta com nove “anjos azuis” que serão atendidos pela fonoaudiologia, psicomotricidade e terapia ocupacional em uma abordagem que respeita as diferenças individuais do processamento sensorial (percepção da criança aos estímulos auditivo, visual, gustativo, olfativo, tato, proprioceptivo e vestibular). Buscando respostas mais adequadas que favoreçam ao desenvolvimento da coordenação motora, linguagem, cognição e socialização. Além destas terapias oferecidas, os pais terão acompanhamento do setor de psicologia.

O trabalho é feito junto com os familiares para que estes aprendam a identificar as respostas da criança e se relacionarem com ela. 

O objetivo da OSDM é proporcionar qualidade de vida para as crianças, suas famílias e suas relações, uma vez que quanto mais precoce o início da abordagem melhor é o prognóstico alcançado, minimizando cada vez mais os estigmas do transtorno. Pretendemos transformar o nosso projeto em um centro de referência no atendimento gratuito (sempre!) a esse público.

Centro de Autismo Dona Meca não conta com nenhum patrocínio externo. Buscamos parcerias para aumentarmos nossa estrutura e oferecer estas atividades em um espaço exclusivo.

Outras Matérias que possam te interessar:

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.